in digital branding

A caixa preta do marketing fora da web: 6 dicas para medir ações de branding offline.

Como mensurar online as campanhas de branding offline.

Desde sempre a relação entre o que fazemos no mundo ON e no mundo OFFline é conturbada, principalmente em termos de resultados. Mas você que não está entendendo nada do problema, já parou pra pensar como é medir se aquela ação na rua ou aqueles 30 segundos no intervalo do Fantástico que custaram um milhão de dólares trouxeram algum retorno de verdade pra sua empresa? Poisé, não é tão fácil quanto mensurar o CTR, o ROI, CPC, e todas siglas imaginárias que vem prontinhas no Analytics das mídias online. Se uma coisa nessa vida que é difícil, é mensurar o retorno de mídia offline efetivamente.

Então fiz algumas dicas de como fazer isso melhor, mas cuidado! Elas só vão ajudar a medir as ações que você faz offline e que direciona para seu ambiente online.

1. Redirect. Redirect. Redirect. 
Você vai perceber que a essencia é isso. Como fazer é que esta a diferença. O importante é deixar fácil pro cliente entrar no link que você vai anunciar e o que vai acontecer depois disso e pra que lado você vai jogar ele, é com você.

2. Landing Pages personalizadas
Vamos lá, não dá pra se enganar. Você nunca vai ser tão bom que consiga fazer alguém OFF querer entrar no seu site só pra você fazer seu pontinho no ROI. Você vai precisar dar alguma coisa pra ele, como tudo nessa vida! Uma motivação pra ele querer levantar do sofá e digitar seu endereço no navegador. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é criando Landing Pages específicas para essas campanhas OFF. Nelas você dá um foco maior para o que o cliente quer e consegue mensurar quantas pessoas conseguiu mobilizar para acessá-la. Seja através de descontos exclusivos, ações de marketing, ou até informações e condições específicas para o público dessa mídia. Você já sabe quem o consumidor daquela mídia é, então fica muito mais fácil de dar pra ele o que ele procura para aumentar a conversão e ser menos generalista na abordagem. Claro, os resultados não são totalmente certeiros. Você nunca vai conseguir saber se 100% do seu tráfego no Analytics vieram da mídia offline ou de algum engraçadinho que publicou o link num blog e para isso, analisar a origem do tráfego é importante para diferenciar o tráfego direto de algum link. Mas cá pra nós, se o engraçadinho se mobilizou pra fazer isso, quer dizer que sua mídia já tem uns pontinhos de retorno e surtiu efeito.

Dicas de Ouro:

  • Quanto mais simples melhor. Vamos lá, você já fez o cara sair do sofá para entrar no seu site, você ainda quer que ele digite aquele CAPTCHA gigante do seu link com todos os parâmetros de mensuração ?chave=*!&#*&(!@*#&(!@*&#WUEO@*(#& ? Bom, ele não vai fazer isso, então mesmo que precise acrescentar algum parâmetro faça através de redirecionamento.
  • Quem guarda, tem. Já que o objetivo é mensurar suas Landing Pages, a última coisa que você quer é criar um monte delas e não saber onde usou o quê. Não se perca e sempre guarde.
  • Se esconda do Google, antes que seu diretor de SEO te persiga. O Google não gosta de conteúdos duplicados, eles diminuem sua relevância no rankeamento das páginas e você não quer isso, certo? Então se você vai criar varias Landing Pages iguais para a mesma campanha, como ganhar de um lado sem perder de outro? Peça pro seu programador – que já deveria saber disso – incluir a metatag < meta name=“robots” content=”noindex” > nas as suas Landing Pages. Isso quer dizer que o Google e nenhum buscador vai lá fuçar nessa página para saber o que tem nela. Ela não vai ser encontrada nas buscas, o que também te ajuda na hora de mensurar a origem do tráfego.
  • Ligue pro seu cliente e ele ligará para você. A gente sabe que nem sempre o leitor de mídia OFF é um super fã do mundo ON. Então, lembre-se que essas pessoas existem, estão loucas para falar com você mas tem medo dessa tela gigante, do mouse e desse monte de botões. Para ajudá-los, inclua seu telefone para tentar converter através delas também.

3. Domínios
Outro jeito interessante de monitorar o tráfego OFF é através de domínios específicos para cada campanha. Funciona praticamente como na Landing Page, mas ao invés de levar o cliente para uma outra página, ele vai para onde você quiser dentro do seu site, só que através de outro link. Aí você monitora o tráfego desse domínio e voilà.

Dicas de Ouro:

  • Quanto mais simples melhor. Sempre.

4. URLs Encurtadas
Uma das melhores invenções ja criadas. Funciona do mesmo jeito que o redirecionamento de domínio, você pode ou não criar Landing Pages específicas e pode levar o cliente para onde quiser, além de conseguir incluir qualquer parâmetro no link para medir os resultados de cada campanha. Por exemplo, você pode criar várias URLs encurtadas uma para cada jornal que vai sair o anúncio e trocar apenas os parâmetros do mesmo link. Você pode usar o Bitly, o Goo.gl ou qualquer encurtador que possibilite acompanhar os resultados. Você pode levar diversos links para a mesma pagina e só trocar os parâmetros.
Você monta um link completo:

http://www.dominio.com.br/?utm_source=folhadesp&utm_medium=jornal&utm_campaign=verao2013

utm_source = fonte específica do tráfego
utm_medium = mídia
utm_campaign = campanha

E manda pro seu cliente um mini-link:

Para ver quantas pessoas acessaram através desses links é só entrar em Traffic Sources > Sources > Campaigns.

Dicas de Ouro:

  • Batize seus filhos. O lado ruim de usar URLs encurtadas normalmente é que ela vai com o nome do serviço do encurtador de links que você usou. Por exemplo, se você encurtou sua URL no Bit.ly, seu link seráhttp://bit.ly/blablabla. Para você mandar no seu Twitter funciona, mas pra sua empresa usar como forma de divulgação não é legal. Então o ideal é comprar um domínio e fazer sua própria URL que seja parecida com sua marca, por exemplo a Amazon usa amzn.to, Forbes usa onforb.es, etc e seus links ficam com a sua cara.
  • Quem guarda tem. Mais uma vez, guarde bem a URL que você usou para cada coisa. O Bit.ly tem um serviço que mensura os links de cada uma e você pode incluir a sua própria URL encurtada com ele.

5. Códigos de Desconto
Cansou de ouvir falar em redirecionamento?
Bom, outra forma pra mensurar as campanhas OFF é através de cupons. Você já deve ter visto vários cupons de sites em que você inclui um código e ganha um desconto, um serviço gratuito, um brinde, dias de teste e etc. É exatamente isso.
Assim você consegue mensurar quantos coupons com esse código foram utilizados e pode medir se a campanha foi eficiente.

Dicas de Ouro:

  • Keep it simple. Quanto mais fácil for o nome do código de desconto mais fácil o cliente vai se lembrar dele na hora de usar, caso ele não esteja com o impresso no momento ou a campanha tenha sido momentânea.
  • Quem guarda, tem. Você já entendeu, mas não custa repetir. Vai lá e cria uma planilha com todas as suas campanhas para não se perder. O importante é mensurar e você precisa conseguir realmente analisar os dados, não se esqueça disso!
  • O espertinho do blog vai publicar o código. Não adianta, cupons vão igual água. Atrele ao CPF ou ao login para não ter tantos custos, mas se prepare.

6. QR Code
Pra alguns, é uma tecnologia super moderna, para outros, ultrapassada, um fracasso. Convenhamos: muita gente do mundo OFF não tem nem idéia do que é isso e nem pensa em baixar um aplicativo para usá-lo, isso se ele tiver um smartphone e souber fazer download de um aplicativo. Dependendo do público, o QR Code pode ser uma solução ou um fracasso. Ele faz o que todas as dicas anteriores fazem, redireciona. Você pega seu celular que tem um aplicativo para ler o QR Code, tira uma foto do código no mundo OFF e pronto, seu navegador do celular vai para o link que você quiser com o parâmetro que quiser. É uma URL encurtada em forma de desenho. Se é uma tecnologia ultrapassada, um fracasso ou algo super moderno, depende do seu público e seus resultados vão dizer.

Dicas de Ouro:
Você precisa ter certeza que seu site é bom para mobile para não virar piada por aí. Essas dicas são fáceis e rápidas de aplicar, mas pensar no que cada uma oferece e descobrir o melhor jeito de fazer o mensuramento é o que importa. Lembre-se, nunca vai ser 100%. Sempre vai ter um engraçadinho que vai levar sua mensuração perfeita a diante, mas o blog-a-blog (vulgo boca-a-boca) também é reflexo de uma campanha eficiente e vai somar-se aos seus resultados vieram dela. Então, mão na massa.

Write a Comment

Comment